História do Clube: Em Barra Funda, o LEO Clube iniciou suas atividades por volta de novembro de 2002, mas a fundação oficial foi no dia 17 de maio de 2003. Faz parte da Associação Distrito LEO L D-7, junto a outros 37 clubes de cidades distintas. Há mais de 15 anos desempenha atividades na comunidade e desenvolve nos Companheiros LEO a liderança que há em cada um.
Quem participa do LEO Clube Barra Funda acredita que “com olhar solidário, lidera-se o mundo” e por isso realiza campanhas sociais em Barra Funda e região. Durante sua história desenvolveu diversas campanhas como de doações de alimentos para famílias carentes, doação de sangue ao Hemopasso e Hemocentro, Campanhas de Conscientização do Trânsito, nos orfanatos e lar dos idosos, recolhimento de lixos nas ruas da cidade, recolhimento de lixo eletrônico, entre outras.
Estima-se que já passaram em torno de 70 jovens pelo clube, foram mais de 100 eventos participados em cidades do Sul do Brasil e no Ceará. Além disso, já sediou quatro Seminários de Desenvolvimento de Lideranças e encontros de região e dois Acampaleo, o que proporcionou divulgar o nome da cidade por diversos lugares.
Ainda, o esforço dos Companheiros proporcionou a conquista de várias premiações a nível distrital!
Campanhas Distritais:
- Distribuição de brinquedos no natal;
- Arrecadação e doação de alimentos para famílias e entidades carentes;
- Recolhimento do lixo eletrônico;
- Recolhimento do lixo nas ruas da cidade;
- CineLEO;
- Campanhas de saúde em parceria com a Prefeitura;
Sede de eventos:
III ENCONTRO DA REGIÃO D – AL 2003/2004
III SEDEL DA REGIÃO D – AL 2007/2008
VI SEDEL DA REGIÃO D E IV COPA LEO DA REGIÃO D – AL 2010/2011
VIII SEDEL DA REGIÃO D E VI COPA LEO DA REGIÃO D – AL 2012/2013
XV ACAMPALEO E III RCD DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2013/2014
XIX ACAMPALEO E III RCD DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2017/2018
História da cidade:
Barra Funda começou a ser habitada no ano de 1919 por colonizadores vindos da Região de Guaporé, Veranópolis e Caxias do Sul. Até então era habitada pelos índios GE Guarani denominados de Coroados, por negros, e por posseiros numa área de pura mata virgem. Os primeiros núcleos habitacionais surgiram na década de 24. Ainda em 1919, passou a ser chamado de “Barra Funda”, devido a existência de um acidente geográfico chamado barra, que se forma na desembocadura do rio Agusso, afluente do rio da Várzea, o qual faz parte da bacia do rio Uruguai. No ciclo do tropeirismo na região, o local chamado barra foi utilizado pelos tropeiros para fazer a travessia do gado pelo rio da Várzea, e por tratar-se de um ponto de baixa altitude, este local foi denominado de Barra Funda, que deu origem ao nome do Município. Mesmo sendo uma cidade pequena, Barra Funda é um município muito atrativo, começando pela Igreja Católica em formato de barco, uma homenagem a sua padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes. A cidade ainda contempla em seus pontos turísticos a Gruta de Nossa Senhora Aparecida, os Estádios do Juventude e do Sete de Setembro, a tão conhecida empresa Água Mineral Sarandi e o Salto do Encantado, uma majestosa cachoeira.
Número de habitantes: 2.251 mil
Prato típico: A la pinhata e “cuca de festa”, uma cuca que só se encontra em Barra Funda quando o grupo da Igreja realiza.
Distância da capital Porto Alegre: 341 km