História do Clube: O LEO Clube Barracão foi fundado em 07 de dezembro de 1997 e, desde então, seus associados empenham-se para realizar atividades que proporcionem alegria e alento aos seus semelhantes.
Vale ressaltar que no decorrer desses anos, os CCLEO de Barracão também participaram de eventos promovidos pelo Distrito LEO L D-7 e tiveram a oportunidade de sediar diversos eventos.
Campanhas Tradicionais: As campanhas tradicionais do LEO Clube Barracão são a Pastelada e a Campanha de Natal. Na Pastelada são feitos pasteis para vender e arrecadar fundos para o clube, e na Campanha de Natal são feitas doações para famílias carentes, doa-se brinquedos para as crianças.
Houve uma campanha realizada há alguns anos atrás que foi premiada pelo Distrito. Nesta campanha o LEO Clube Barracão passou um dia inteiro na casa de uma família carente, arrumando a casa, dando atenção às pessoas, vendo o que aquela família estava necessitando, foi uma campanha muito gratificante de se fazer.
Sede de eventos:
VII ACAMPALEO DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2005/2006;
XII ACAMPALEO DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2010/2011;
XII SEDEL DA REGIÃO B E XIV ENCONTRO – AL 2014/2015;
II COPA LEO REGIÃO B – AL 2016/2017;
XXI ACAMPALEO E III RCD DO DISTRITO LEO L D-7 – AL 2019/2020.
História da cidade: Barracão fica localizado no nordeste gaúcho, na divisa com Santa Catarina. É em Barracão que está localizada a nascente do Rio Uruguai. A cidade é conhecida por suas belezas naturais, possuindo várias cascatas e espaços agradáveis para serem desfrutados em meio à natureza. Além disso, existem as trilhas pelo Parque Estadual do Espigão Alto, onde está preservado um dos maiores fragmentos da floresta de araucárias da região. Além das belezas naturais e do turismo rural que podem ser desfrutados por aqui, Barracão leva o título de Terra do Pinhão e a cada dois anos acontece a Festa do Pinhão que objetiva impulsionar a gastronomia, economia, história e subsistência do produtor familiar, além da cultura e tradicionalismo do município de Barracão.
Número de habitantes: 5.592 mil
Prato típico: Pinhão
Distância da capital Porto Alegre: 331 km