História do Clube: Até os últimos meses de 2016, quase ninguém da cidade de llópolis conhecia o que era LEO Clube e seus propósitos. Mas a partir do momento que fomos apresentados a ele, experimentamos uma nova forma de ver a comunidade, o serviço voluntário e o nosso crescimento pessoal, além de criar uma família totalmente nova com pessoas que mal conhecíamos.
Como primeira atividade, ainda sendo núcleo e não um clube de fato, realizamos a campanha do Kilo, conhecida e praticada por diversos outros clubes do distrito. O fato de ter completado nosso primeiro desafio, ele ter dado certo, ter ajudado muitas pessoas naquele Natal e receber sorrisos em troca foi o impulso ideal para que no dia 1O de junho de 2017 fundássemos nosso clube.
Como um clube novo, além de aprender a organizar campanhas, planejá-las e executá-las, nós também aprendemos a lidar enquanto grupo. E honestamente, nunca iremos parar de aprender coisas novas sobre isso, pois as mudanças e o aprendizado simplesmente fortifica o crescimento de cada um de nós. E esse é um dos fatos mais admiráveis no LEO Clube llópolis. Nossos quase 3 anos de clube parece quase irreal ao observar o caminho que percorremos na trajetória da evolução. Dentro do distrito, ganhar secretaria destaque no primeiro ano e tesouraria destaque no segundo significa que o rótulo de “clube novo” não nos impede de almejar maiores desafios. E aqui estamos, entre erros e acertos, sempre nos mantendo em movimento. Sempre conhecendo pessoas novas, assim como experiências novas.
Para finalizar a nossa história, conto agora por último, mas não menos importante, algumas campanhas e atividades que nos marcaram e que nos deixam orgulhosos de dizer que fazemos parte do movimento leoístico. A começar pela qual mais toca nossos corações e nos faz refletir sobre a brevidade e a fragilidade da vida: felicidade na simplicidade, que é uma campanha permanente onde visitamos o lar de idosos da nossa cidade, e por algumas horas, conversamos, dançamos e rimos com eles. Realizamos uma com crianças do Brasil e África próximo ao dia das crianças onde fizemos um intercâmbio de culturas é conhecimento através de cartas com desenhos e textinhos feitas pelos pequeninos. Seguindo a linha do intercâmbio, o LEO possui um dos melhores do mundo, o que nos permitiu receber em nossa cidade um intercambista alemão que passou um mês conosco, e nem mesmo um empecilho linguístico impediu a amizade que se formou entre ele e todo o clube. Em 2018 tivemos a honra de sediar nosso primeiro evento, o SEDEL, para qual ficamos relutantes, num primeiro momento, em aceitar, pois, acreditávamos que não estávamos aptos, mas que depois se tornou um evento maravilhoso e gratificante.
Poderia citar aqui outras mais diversas atividades que realizamos, mas daria muito mais que uma página. Em resumo, por mais trabalhoso que possa ser planejar, pensar, organizar sobre campanhas, eventos, Distrito e tudo que possa fazer parte do pacote LEO, somos extremamente gratos pelo momento que conhecemos o LEO em 2016 e fundamos o nosso em 2017. Somos gratos por cada sorriso e cada pessoa que conhecemos pelo caminho. Somos gratos por cada evento Distrital. Podem ter certeza que nossa trajetória está longe de ter um fim.
Campanhas Tradicionais:
- Dogão solidário é uma campanha tradicional, na qual vendemos lanches durante um evento e arrecadamos fundo para campanhas futuras.
- Felicidade na simplicidade: campanha permanente, na qual visitamos o Centro de Cuidados Especiais do município e, a cada visita, realizamos atividades diferentes, porém, o propósito é sempre o mesmo: levar a eles o nosso carinho, o nosso amor e a nossa alegria.
- ReformaLEO: com o propósito de garantir que um dos mais lindos pontos turísticos do município se mantivesse limpo e agradável, adotamos o trecho do Lago Verde, fazendo trimestralmente recolhimento de lixo ou quando for necessário. Colocamos placas no trecho, com o propósito de conscientizar os visitantes para que guardem o seu lixo e deem o destino correto a ele. Nos próximos meses, pretendemos também aumentar o número de lixeiras no trecho.
- Doação de cabelo: todo ano, é realizado parcerias com os salões de beleza do município, a fim de ampliar a causa para a doação de mechas de cabelo para a produção de perucas às pessoas que passam por tratamentos quimioterápicos. Os salões desempenham um importante papel, pois são os pontos de coleta das mechas.
- Pintura facial: em todo evento que estamos presentes, o qual envolve o público infantil, nós realizamos pinturas faciais nas crianças, a fim de deixá-las mais coloridas e alegres.
- Arraiá do LEO: com o propósito de promover uma tarde de integração e diversão para as crianças do município, o LEO llópolis aproveitou o mês junino para realizar o Arraiá do LEO, com brincadeiras, decoração, vestimentas, comidas e danças folclóricas da data para que as crianças se sentissem verdadeiramente em um arraiá.
- Brasil e África: conectando histórias: esta campanha foi desenvolvida, levando em conta o dia das crianças. Visando a realidade social das crianças de nosso município, notamos a necessidade de proporcionar uma troca de histórias, a fim de refletir sobre a diversidade cultural entre as nações. Pensando nisso, propusemos aos alunos do nosso munícipio para que escrevessem uma carta e transmitissem, através de desenhos, o seu sentimento em ser criança. Enviamos essas cartas à ONG Bienvenu Shelter, que fica em Joannesburg, na África do Sul, a qual abriga crianças refugiadas de nove nacionalidades diferentes. Meses depois, recebemos de volta, cartas escritas por eles agradecendo e desejando o mesmo às nossas crianças.
- Eu acredito na vida: Em alusão ao Setembro Amarelo, O LEO llópolis, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu a campanha Eu acredito na vida, com o propósito de ajudar os jovens a reconhecer sinais de depressão ou tentativas de suicídio, bem como mostrar a todos onde procurar ajuda. Foram visitadas as escolas municipais e estaduais de llópolis, atingindo a faixa etária que possui maior índice de tentativas de suicídio. O LEO criou, juntamente com os jovens, um mural amarelo, com balões, varal de frases e duas urnas, uma para retirar mensagens motivacionais e outra para que os jovens pudessem escrever algo para ajudar outra pessoa.
Sede de eventos:
XVIII SEDEL DA REGIÃO C – AL 18/19;
XXI SEDEL DA REGIÃO C – AL 2022/2023.
História da cidade: Ilópolis é conhecida pelo verde de seus ervais, pelo seu bom chimarrão e povo hospitaleiro. Tem diversos pontos turísticos, e muita cultura para conhecer. Um deles é o Complexo Arquitetônico do Museu do Pão, onde é possível conhecer a cultura de nossos ancestrais, além de degustar de diversas variedades de pães e o tradicional bolo de erva-mate. O Lago Verde, e a Cascata da Baleia são lindos lugares para quem ama estar em contato com a natureza, podendo desfrutar de uma bela aventura em sua trilha. Além disso, possui cerca de 40 ervateiras, que possibilitam os turistas a acompanharem o processo de industrialização da erva-mate. Sem dúvidas, uma cidade pequenina, mas rica em cultura, amor pela tradição, sua gastronomia e povo querido. Vem pra Ilópolis!
Número de habitantes: 4 mil
Prato típico: Bolo de erva-mate
Distância da capital Porto Alegre: 194,5 km