Aprender pelo Exemplo
A melhor forma de aprender sempre é com um bom exemplo. E quando falamos de resiliência não penso em exemplo melhor do que Jesus de Nazaré, não o Jesus filho de Deus da religião Cristã, mas sim o Jesus filósofo, pessoa simples e humilde que viveu a mais de 2000 anos atrás. O homem que, sem poder nenhum, conseguiu a maior influencia da historia da humanidade usando apenas palavras e atitudes.
A psicologia já estudou Jesus e se surpreendeu com sua capacidade de reerguer-se após situações de extremo estresse emocional, situações que derrubariam até a mais saudável mente em um oceano de depressão ou raiva. Mas Jesus passou por esses momentos de cabeça erguida, reestabelecendo-se de maneira que só um verdadeiro líder conseguiria fazer.
Passou por testes como a desaprovação da família, a zombaria do seu povo, a traição de seus amigos, a morte mais desonrada e dolorosa que existia na época, mas jamais fraquejou. Mesmo sendo traído e preso zelou pela segurança evitando uma briga em sua defesa. Características de um líder que não se deixa abater por momentos ruins e que pensa tanto em seus discípulos que não se da ao luxo de cair por terra.
A Resiliência quando relacionada com a liderança se torna ainda mais difícil e necessária, pois não precisamos nos reerguer para nós mesmos mas para as pessoas que dependem da gente. Nós do Leo temos a obrigação de buscarmos características como essa para podermos conduzir bem as pessoas que porventura estarão em nossas mãos.
C.LEO Ronaldo Davi Paiz Zanin
LEO Clube Sananduva