Mutirão da Solidariedade é a última Campanha Regional a acontecer neste AL com foco nas necessidades das enchentes
Os LEO Clubes da Região D se uniram na missão de minimizar os efeitos da catástrofe climática provocada pelas enchentes no Estado do Rio Grande do Sul no início de maio de 2024. Inicialmente planejada como uma Reforma LEO conjunta pelos Clubes da Região D, a campanha foi reformulada para atender às urgentes necessidades das comunidades afetadas. O “Mutirão da Solidariedade”, campanha enquadrada no Eixo Distrital de Campanhas “Região em Ação: Um capítulo compartilhado” demonstrou o poder da solidariedade e o trabalho efetivo do Distrito LEO L D-7.
O principal objetivo da campanha foi prestar auxílio humanitário às comunidades atingidas pelas enchentes, organizando e distribuindo donativos essenciais em centros de triagem de referência, bem como na higienização das residências. A iniciativa contou com a participação dos Diretores de Campanhas, Presidentes dos Clubes e da Vice-Presidente da Região D, CLEO Samira Dreon.
A movimentação soma as forças dos LEO Clubes Carazinho Centro, Constantina, Engenho Velho, Sarandi, Três Palmeiras e Soledade em diversos formatos de realização. Entre os donativos arrecadados estavam produtos de limpeza, alimentos, brinquedos e roupas, que foram triados e destinados às famílias atingidas. Ainda, os trabalhos do Mutirão se estenderam em atividades de preparação de alimentos práticos, auxílio na limpeza das comunidades atingidas e na angariação de valores em dinheiro através de doações em pix, destinados posteriormente para os afetados.
O final de semana dos dias 18 e 19 de maio de 2024 foi utilizado para que os Clubes se reunissem e agissem em prol da comunidade atingida pelas enchentes, além dos esforços feitos em outros dias, de forma individual. Os LEO Clubes Sarandi, Engenho Velho e Constantina se juntaram e estiveram nos locais de recebimento de donativos para auxiliar na organização e triagem dos mesmos. Por outro lado, o LEO Clube Carazinho reuniu-se em sua sede e produziu bolos doces e salgados, para a distribuição aos atingidos, já que houve uma demanda muito grande de alimentos prontos e de consumo imediato. O LEO Clube Soledade, por sua vez, juntamente com o Lions Clube Soledade, estiveram presencialmente na cidade de Muçum/RS auxiliando os moradores na limpeza de suas casas.
A campanha recebeu diversos feedbacks positivos dos participantes, destacando a importância do trabalho em equipe. “Foi uma experiência de aprendizado e de fortalecimento do espírito de solidariedade.”, disse a CLEO Isabella Picollo do LEO Clube Sarandi.
O “Mutirão da Solidariedade” demonstra a capacidade dos LEO Clubes de se adaptarem rapidamente às necessidades emergenciais e mobilizarem recursos de maneira efetiva. A campanha além de aliviar um pouco o sofrimento das comunidades afetadas pelas enchentes, também fortaleceu o espírito de solidariedade entre os voluntários e a comunidade em geral.
Para o Presidente do Distrito LEO L D-7, CLEO Thiago Henrique Falabretti, “Essa é uma experiência enriquecedora, que enfatiza a importância do esforço coletivo em ações de serviços sociais.”
Já para os Diretores Distritais de Campanhas, “Essa não é uma campanha que irá suprir todas as necessidades daqueles que sofrem com os resultados das enchentes, mas é o pontapé inicial para que a sociedade repense atos de negacionismo com o próprio Meio Ambiente, umas das causas globais defendidas pelo Lions Clube Internacional.” foi o que disseram os CCLEO Luiz Henrique Picoli e Manuela Susin.