Impacto das Campanhas realizadas pelo Distrito LEO L D-7 no AL 2023/2024

 

LEO Clube, um movimento de liderança e solidariedade fundado em 1957 que continua fazendo a diferença no mundo até os dias atuais. No coração deste movimento, tão significativo para seus Companheiros LEO (CCLEO), estão as campanhas – ações que acendem a chama do Leoísmo em cada membro e revelam o verdadeiro significado de pertencer a uma entidade sem fins lucrativos. Essas campanhas fortalecem a comunidade, mas também promovem o crescimento pessoal e coletivo dos CCLEO. Frases corriqueiras como “As campanhas movem o clube”, “É bom fazer a diferença”; “Eu adoro realizar a campanha Nataleo” e “Hoje tem campanha!” evidenciam o impacto profundo e duradouro dessas atividades, elas são gestos de amor ao próximo, repletos de aprendizado e desenvolvimento pessoal, que deixam marcas permanentes em todos os participantes.

Tendo em vista a importância dessas ações, no início do Ano Leoístico (AL) 2023/2024, a Diretoria Distrital de Campanhas, composta pelos CCLEO Luiz Henrique Pedroso Picoli e Manuela Magnabosco Susin, organizou propostas de campanhas com eixos temáticos para os clubes realizarem em seus municípios, além de ações que alavancaram a produção de atividades sociais. O resultado foi positivo: inúmeras atividades em prol da comunidade foram realizadas, fazendo uma grande diferença. Luiz e Manuela compartilham um pouco dessa experiência e os impactos positivos das campanhas implementadas.

“Nos orgulhamos por todas as campanhas realizadas durante este AL, todas as nossas conquistas e aprendizados, seja através de tradicionais workshops ou promoções inovadoras em nosso Distrito. Voltamos para o dia 21 de janeiro de 2023, buscamos na lembrança os inúmeros encontros de alinhamento, no pré e durante o AL, relembramos memórias de um ano memorável, em que nos reconhecemos profundamente irmãos desse lugar que é casa para todos nós, Companheiros LEO.” comenta a CLEO Manuela.

 

Eixo Distrital: Acessibilidade

Pensando em instigar os associados para que cada Clube seja mais acessível às pessoas com deficiência, o Eixo da Acessibilidade foi criado. Nele, os CCLEO puderam trabalhar em suas comunidades qualquer que fosse a deficiência que desejassem durante o “Setembro da Acessibilidade”. E ainda, para completar e trazer mais informações sobre o assunto, a Sra Cimone Barbosa, Presidente do Coepede/RS foi convidada para ministrar o Workshop Acessibilidade e Inclusão que pautou as deficiências e histórias de vida.

 

Eixo Distrital: Cultura e Educação

Pra o Eixo Cultura e Educação, cada clube pode trabalhar em campanhas fundamentais para o desenvolvimento da sociedade como um todo, afinal, o que seríamos sem a cultura e a educação? E o leque de campanhas foi amplo, desde reformas em ambientes escolares a até palestras com profissionais para que os alunos escolhessem melhor suas profissões.

 

Eixo Distrital: Meio Ambiente 

O Eixo de Meio Ambiente, vem ao encontro da necessidade cada vez maior de cuidarmos melhor do nosso planeta. Com campanhas que fizeram a diferença, os clubes trabalharam os 5 R’s: Repensar, Reduzir, Recusar, Reutiizar e principalmente Reciclar! Ainda neste Eixo houve a realização do Workshop Do meu planeta, cuido eu!, ministrado pelas Embaixadoras do Lixo Zero no Vale do Taquari. Foram diversas campanhas que ressaltaram e demonstraram o comprometimento dos clubes no cuidado com o meio ambiente.

 

Campanha de Natal: Alimente Vidas, Espalhe Amor

Em dezembro de 2023, os Clubes do Distrito LEO L D-7 arrecadaram 6.686 kg de alimentos na campanha de Natal “Alimente vidas, espalhe amor”. A iniciativa surgiu através da Assessoria de Campanhas do Distrito Múltiplo e visou proporcionar um Natal mais digno para famílias em situação de vulnerabilidade. As doações foram coletadas em diversas atividades comunitárias, revelando a generosidade e o espírito solidário dos participantes. O CLEO Thiago Henrique Falabretti, Presidente do Distrito, destacou que cada doação simboliza um gesto de amor e solidariedade, impactando positivamente muitas famílias.

 

Região em Ação – Um capítulo compartilhado:

Região A – Meias do Bem

A campanha “Meias do Bem” arrecadou 24.520 meias usadas para serem recicladas pela empresa Puket e transformadas em cobertores para famílias em vulnerabilidade social. Liderada pela Vice-Presidência da Região A, a campanha destacou a importância da reciclagem e da sustentabilidade, contribuindo para o meio ambiente e ajudando pessoas necessitadas durante os meses mais frios.

 

Região B – Caixinhas do Bem

O Distrito LEO L D-7 doou mais de 5 mil caixas de leite para o Projeto Brasil Sem Frestas, que reutiliza embalagens longa vida para vedar casas de famílias vulneráveis, melhorando sua proteção contra o clima. A campanha Caixinhas o Bem, liderada pela Vice-Presidência da Região B, destacou a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento de materiais, proporcionando um pouco de conforto e segurança a muitas famílias.

 

Região C – Quadrante da Vida

Em março de 2024, a Campanha Quadrante da Vida mobilizou os sete Clubes da Região C em Passo Fundo, RS, para promover hábitos saudáveis e serviços de saúde. A campanha incluiu diversas atividades, como conscientização sobre diabetes, saúde íntima, e promoção do autocuidado. Coordenada pelo Vice-Presidente da Região, Daniel Rohrig, a iniciativa mostrou o compromisso dos Clubes em promover a saúde e o bem-estar na comunidade.

 

Região D –  Mutirão da Solidariedade

Em resposta às enchentes no Rio Grande do Sul, os LEO Clubes da Região D se uniram na campanha “Mutirão da Solidariedade”. A iniciativa visou prestar auxílio humanitário às comunidades afetadas, organizando e distribuindo donativos essenciais e auxiliando na limpeza das residências. O esforço coletivo dos clubes demonstrou a capacidade dos jovens voluntários de se adaptarem rapidamente às necessidades emergenciais e apoiarem as vítimas.

“É como se tivesse passado 10 longos anos e não um único AL. […] Foram 512 incríveis campanhas contabilizadas pelo Distrito LEO L D-7, milhares de pessoas impactadas e esforços que não se pagam com riqueza material nenhuma do mundo, apenas com o relicário que é um abraço, ou, um “Que Deus te abençõe, sempre.”, pontua o CLEO Luiz Henrique.

 

Gabinete Solidário

Durante os eventos oficiais do Distrito LEO L D-7 no AL 2023/2024, ocorreu a campanha Gabinete Solidário. Essa iniciativa visa fortalecer o espírito voluntário entre os membros do Gabinete Distrital através da arrecadação de alimentos não perecíveis nos eventos em que se reúnem para as Reuniões do Conselho. Durante as etapas da campanha cada participante contribuiu com um alimento ou mais, resultando na composição de aproximadamente três cestas básicas por evento. Os mantimentos foram entregues pelo LEO Clube anfitrião a famílias carentes da região, exemplificando a entrega comunitária que permeia na essência do Movimento LEO.

 

Curso de Libras

Durante o AL, o Distrito LEO L D-7 promoveu o Curso Introdutório em Libras, com a iniciativa de fomentar a formação dos associados e ainda promover o Eixo Distrital: Acessibilidade. Financiado pelo Fundo de Campanhas Distrital, o curso foi conduzido por Suzana Fardin, Mestre em Letras, e ocorreu a partir de 10 de setembro de 2023, com 15 encontros realizados através da plataforma Google Meet. Destinado a Associados e Amigos LEO de todo o Distrito, o curso enriqueceu o conhecimento na linguagem de sinais e fortaleceu a formação de líderes preparados para promover a acessibilidade em suas comunidades.

 

Projeto aprovado pela LCIF

O LEO Clube Sarandi foi contemplado com um projeto apresentado à Fundação de Lions Clube Internacional (LCIF) com o objetivo de viabilizar um espaço botânico em um bairro carente de Sarandi. Esse projeto visa fortalecer a conscientização ambiental, promovendo práticas sustentáveis e oferecendo oportunidades para a comunidade participar ativamente na preservação da natureza, no cultivo de alimentos saudáveis e na promoção de laços sociais. O projeto está em etapa de execução e contribuirá para o bem-estar geral da comunidade de Sarandi.

 

Edital Cultura e Literatura e Ação Humanitária

O Conselho do Distrito LEO L D-7 aprovou em 12 de maio de 202024, na Reunião Extraordinária do Conselho Distrital, a destinação de recursos para iniciativas literárias e humanitárias. O Edital Nº 01 – Cultura e Literatura visa incentivar a produção literária e projetos educacionais, enquanto R$ 3.000,00 foram destinados para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A aprovação reforça o compromisso do Distrito em promover o desenvolvimento social e cultural, além de responder a emergências humanitárias.

 

Para o Presidente Thiago Henrique Falabretti, “O AL 2023/2024 ficará marcado na história do Distrito LEO L D-7 por momentos inéditos quando falamos de Campanhas. Primeiramente pelas propostas que tiveram um olhar voltado para a capacitação dos Companheiros LEO, também por atingir o objetivo de encaminharmos através de um clube um Projeto de Serviço para a Fundação de Lions Internacional, angariando um subsídio de Cinco Mil Dólares, e por fim, resgatamos um sentimento do porquê um clube de serviço como o LEO existe, que em meio às tristes tragédias que nosso Estado tem passado, foram muitas as campanhas realizadas no auxílios das cidades e famílias atingidas. Que possamos manter esse sentimento vivo, para que continuemos fazendo a diferença na vida de tantas pessoas.”

As campanhas realizadas pelo Distrito LEO L D-7 entre 2023 e 2024 evidenciam a força do voluntariado jovem e a importância das ações solidárias. Cada iniciativa, seja na forma de doações de alimentos, apoio a projetos de sustentabilidade, promoção da saúde ou resposta a desastres naturais, reflete o empenho dos LEO Clubes em fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Essas ações não apenas atendem às necessidades imediatas das comunidades, mas também inspiram um espírito de solidariedade e responsabilidade social, destacando o impacto positivo do trabalho voluntário.

 

Ler mais...

Mutirão da Solidariedade é a última Campanha Regional a acontecer neste AL com foco nas necessidades das enchentes

Os LEO Clubes da Região D se uniram na missão de minimizar os efeitos da catástrofe climática provocada pelas enchentes no Estado do Rio Grande do Sul no início de maio de 2024. Inicialmente planejada como uma Reforma LEO conjunta pelos Clubes da Região D, a campanha foi reformulada para atender às urgentes necessidades das comunidades afetadas. O “Mutirão da Solidariedade”, campanha enquadrada no Eixo Distrital de Campanhas “Região em Ação: Um capítulo compartilhado” demonstrou o poder da solidariedade e o trabalho efetivo do Distrito LEO L D-7.

O principal objetivo da campanha foi prestar auxílio humanitário às comunidades atingidas pelas enchentes, organizando e distribuindo donativos essenciais em centros de triagem de referência, bem como na higienização das residências. A iniciativa contou com a participação dos Diretores de Campanhas, Presidentes dos Clubes e da Vice-Presidente da Região D, CLEO Samira Dreon.

A movimentação soma as forças dos LEO Clubes Carazinho Centro, Constantina, Engenho Velho, Sarandi, Três Palmeiras e Soledade em diversos formatos de realização. Entre os donativos arrecadados estavam produtos de limpeza, alimentos, brinquedos e roupas, que foram triados e destinados às famílias atingidas. Ainda, os trabalhos do Mutirão se estenderam em atividades de preparação de alimentos práticos, auxílio na limpeza das comunidades atingidas e na angariação de valores em dinheiro através de doações em pix, destinados posteriormente para os afetados.

O final de semana dos dias 18 e 19 de maio de 2024 foi utilizado para que os Clubes se reunissem e agissem em prol da comunidade atingida pelas enchentes, além dos esforços feitos em outros dias, de forma individual. Os LEO Clubes Sarandi, Engenho Velho e Constantina se juntaram e estiveram nos locais de recebimento de donativos para auxiliar na organização e triagem dos mesmos. Por outro lado, o LEO Clube Carazinho reuniu-se em sua sede e produziu bolos doces e salgados, para a distribuição aos atingidos, já que houve uma demanda muito grande de alimentos prontos e de consumo imediato. O LEO Clube Soledade, por sua vez, juntamente com o Lions Clube Soledade, estiveram presencialmente na cidade de Muçum/RS auxiliando os moradores na limpeza de suas casas.

A campanha recebeu diversos feedbacks positivos dos participantes, destacando a importância do trabalho em equipe. “Foi uma experiência de aprendizado e de fortalecimento do espírito de solidariedade.”, disse a CLEO Isabella Picollo do LEO Clube Sarandi.

O “Mutirão da Solidariedade” demonstra a capacidade dos LEO Clubes de se adaptarem rapidamente às necessidades emergenciais e mobilizarem recursos de maneira efetiva. A campanha além de aliviar um pouco o sofrimento das comunidades afetadas pelas enchentes, também fortaleceu o espírito de solidariedade entre os voluntários e a comunidade em geral.

Para o Presidente do Distrito LEO L D-7, CLEO Thiago Henrique Falabretti, “Essa é uma experiência enriquecedora, que enfatiza a importância do esforço coletivo em ações de serviços sociais.”

Já para os Diretores Distritais de Campanhas, “Essa não é uma campanha que irá suprir todas as necessidades daqueles que sofrem com os resultados das enchentes, mas é o pontapé inicial para que a sociedade repense atos de negacionismo com o próprio Meio Ambiente, umas das causas globais defendidas pelo Lions Clube Internacional.” foi o que disseram os CCLEO Luiz Henrique Picoli e Manuela Susin.

 

 

Ler mais...

Distrito LEO L D-7 finaliza a campanha Meias do Bem e arrecada 24.520 mil meias

O compromisso socioambiental do Distrito LEO L D-7 mais uma vez é pauta nas campanhas dos clubes. Desta vez, foram arrecadadas 24.520 mil meias usadas com destino para o projeto Meias do Bem, através da iniciativa da Vice-Presidência da Região A, responsável por idealizar a campanha de arrecadação de meias, que foi liderada por diversos coordenadores espalhados pela Região A do Distrito LEO L D-7.. As doações representam o esforço conjunto dos LEO Clubes da Região A, com o propósito de contribuir com o meio ambiente através da reciclagem das meias que iriam para o lixo. Em contrapartida para a comunidade, através da transformação do resíduo têxtil em cobertores pela empresa Puket, famílias em situação de vulnerabilidade social receberão as doações.

A empresa Puket que fabrica meias há mais de 40 anos viu em seu processo produtivo uma forma de reutilizar os resíduos têxteis que gerava, e ainda, atuar fortemente com a solidariedade, Desta forma, surgiu em 2013 o Projeto Meias do Bem, que visa arrecadar meias velhas, furadas, que perderam o par ou que estão sem elástico, em resumo meias não seriam mais utilizadas e acabariam indo para o lixo.

Desde 2013, mais de 1.890.000 meias foram arrecadadas pela Puket, gerando em torno de 32 toneladas de resíduos têxteis reciclados, sendo que a partir desse material mais de 55.700 cobertores foram feitos. Para se fazer um cobertor são necessárias em torno de 80 meias.

O Distrito LEO L D-7 tem adotado a ideia através da campanha e fomenta ações de sustentabilidade das mais simples às mais complexas.Atividades que se tornam necessárias no combate do aquecimento global e contribuem com o bem estar do meio ambiente. Os materiais usados na produção das meias podem levar até cerca de 10 anos para se decompor na natureza. Nada mais justo do que usar as oportunidades de mudança para fazer a diferença no mundo.

O montante de doações do Distrito LEO L D-7 contribuirá na produção dos cobertores e ainda, servirá de reparação para as necessidades vividas por muitas pessoas, além de garantir a união entre os jovens líderes do Distrito, deste modo, fortalecendo o sentido de responsabilidade social e ambiental, inspirando outros grupos de voluntariado a se engajarem em iniciativas como a do Distrito.

A entrega simbólica das meias ocorrerá nos próximos dias, na Loja da Puket que fica no Shopping Iguatemi em Porto Alegre/RS. O momento foi marcado pela solidariedade e empatia dos Companheiros LEO, evidenciando a grandeza de líderes comprometidos em serem os agentes de mudança na sociedade onde vivem.

O Vice-Presidente da Região A do Distrito LEO L D-7, CLEO e CLEO-Leão Maicon Viganó, destacou a importância de unir esforços para causas nobres. “Ver as doações que cada clube arrecadou é muito gratificante. Poder contribuir para o meio ambiente e para o Projeto Meias do Bem é incrível. Sabemos que cada meia doada será útil para ajudar as pessoas nos meses mais frios do ano.”, afirmou Maicon.

O Distrito LEO L D-7, reconhece fortemente a importância de ações conjuntas para enfrentar os desafios sociais de todo o país. A doação das mais de 20 mil meias usadas é um exemplo inspirador de como a união de esforços, dentro e fora do Distrito, pode fazer a diferença na vida daqueles que precisam.

 

   

Ler mais...